quinta-feira, 21 de maio de 2009

Fim do trabalho do módulo 3/4

Hoje dia 21 de Maio de 2009 acabamos o trabalho do módulo Geo-referenciaçao.
Neste trabalho registámos no google earth todas as instituiçoes quer do centro histórico, quer da Cidade de Évora.
Foi um trabalho um pouco dificil, devido á extensão do mesmo, mas com um pouco de empenho tudo se consegue, e foi o que nós obtivemos com conclusao deste trabalho.

Lições, Sumários e Objectivos das aulas do módulo 3/4


Lição nº 95 e 96
12.2.2009
Sumário: Módulo 2: Trabalho de pesquisa – árvore genealógica e pesquisa histórica.

I – Datas
Acontecimentos de nível Mundial

1. Para pesquisa hoje:
- Queda do muro de Berlim (1989)
- Ida do homem a lua (1961)
- Fim da II Guerra Mundial (1945)
- Inicio da II Guerra Mundial (1939)
- Fim da Guerra Civil de Espanha
- Inicio da Guerra Civil de Espanha
- Atentados de Nova Iorque (2001)
- 1ª Guerra do Golfo (1990)
- 2ª Guerra do Golfo
- Fim do Apartheid na África do Sul (1990)
- Crash da bolsa de Nova Iorque (1929)
- Inicio da I Guerra Mundial (1914)
- Fim da I Guerra Mundial (1918)

Lição nº 97, 98 e 99
17.2.2009
Sumário: Módulo 2: Trabalho de pesquisa – árvore genealógica.
Pesquisa histórica.

Lição nº 100 e 101
19.2.2009
Sumário: Módulo 2: Preparação do Portfólio – Família e Comunidade.

Lição nº 102 e 103
16.2.2009
Sumário: Módulo 2: Visionamento do documentário “Portugal, retrato social”.
Recensão crítica.

Lição nº 104, 105 e 106
3.3.2009
Sumário: Módulo 2: Organização do Portfólio.
Arranjos finais de gráficos.
Preparação dos próximos trabalhos.

I – Organização do Portfólio

II – Arranjos finais dos gráficos
III – Organização dos próximos módulos (3 e 4)
- Mapear e Caracterizar as instituições de acção social de Évora
- Grupos de trabalho

Lição nº 107 e 108
5.3.2009
Sumário: Módulo 2: Entrega dos Portfolios dos alunos.
Paginação e edição dos trabalhos de Portfólio.
Conclusão do presente módulo.

I – Preparação dos Dossiers
- Impressões finais
- Edição e paginação do dossier

II – Entrega dos dossiers ao Professor

III – Fim do Módulo 2

Lição nº 109 e 110
12.3.2009
Sumário: Módulo 3 e 4: Organização de apoio à Comunidade e projecto Comunitário.
Planificação do trabalho de projecto e avaliação.

I – Planificação dos trabalhos de Projecto
- Mapear e Caracterizar as instituições de Acção Social Eborenses

II – Entrega e Portfolios em atraso

1º Unificação do Módulo 3 e 4
- Trabalho de Projecto
- Organização de apoio à Comunidade

2º Como colaborar com a disciplina de Animação Sociocultural

3º O que trabalhar?
- Usar mapas de Évora 1/1000
- Usar cores (lápis de cor)
- Google Earth (versão 5.0)
- Fotos
- Filmes
- Livro da FEA (Fundação Eugénio de Almeida) – caracterização das Ias
- Fotocópias do livro para cada aluno


4º Como avaliar o 3º e 4º módulo?
- Caderno
- Blog
- Portfólio (manter o que já estava; lista das Ias)
- Caracterização de cada uma das Ias
- Mapa 1/1000 de Évora
- Ficheiros Kmz (do Google Earth)

Com a caracterização e localização de cada Ias
-> O Kmz será impresso na forma de slides de um power point; trabalho na sala de aula

Lição nº 111 e 112
26.3.2009
Sumário: Módulo 3 e 4: Entrega dos Portfolios avaliados.
Organização do trabalho de caracterização das Ias de Évora.

Lição nº 113, 114 e 115
14.4.2009
Sumário: Módulo 3 e 4: Leitura comentada de “ As Instituições Sociais do distrito de Évora”.
Organização de grupos de trabalho.
As Instituições Sociais da cidade de Évora.

I – Grupos de trabalho
- Comuns aos grupos de trabalho de Animação Sociocultural

II – Objectivos gerais de trabalho e avaliação
Nota máxima: Fazer caracterização de todas as Ias da cidade de Évora
Nota ponderada: Fazer a caracterização de todas as Ias do centro histórico

Lição nº 116, 117 e 118
21.4.2009
Sumário: Módulo 3 e 4: Trabalhos de Projecto – A Geo – referenciação das Ias de Évora.
Iniciação ao Google Earth.

I – O Google Earth
1. Exploração dos comandos elementares
2. Marcação de um “pin” na ESSF
3. Edição do “pin” marcado
4. Gravação de ficheiros “Kmz”



II – Actualização dos Blogs dos alunos
1. Sumários de aulas do módulo 3 e 4 e objectivos
2. Explicar o nosso trabalho de projecto em curso e grupos de trabalho

Grupos de trabalho:
1. Ana Marcão, Vanessa Lopes, Vânia Batista;
2. Ana Metrogos, Raquel Abadia;
3. Cátia Rainha, Marta Heliodoro;
4. Patrícia Cebola, Vânia Rainha;
5. Ana Ferreira, Rita Martins;
6. Tânia Parreira, Déborah Piscopello;
7. Fábio Magno, Tiago Oliveira;
8. Ana Heliodoro, Tânia Maurício;
9. Catarina Roques, Andreia Caeiro, Susana Pires;
10. Sofia Aires e Vanessa Rosa

Lição nº 119, 120 e 121
28.4.2009
Sumário: Módulo 3 e 4: Trabalho de projecto, Geo – referenciação das Ias de Évora.
Trabalho no Google Earth.

I – Trabalho de Projecto
- “A Geo – referenciação das Ias da cidade de Évora”

II – Trabalho com o Google Earth
- Marcação das Ias do centro histórico
- Caracterização de cada Ias marcada no Google Earth

Legenda a usar na caracterização das Ias:
Verde -> 1 – apoia à infância/juventude
Vermelho -> 2 – apoia à terceira idade
Preto –> 3 – apoia ao cidadão portador de deficiência
Branco -> 4 – apoio social caritativo
Amarelo -> apoio social e comunitário
Vermelho cruz -> prestação de cuidados de saúde

Lição nº 122, 123 e 124
29.4.2009
Sumário: Módulo 3 e 4: Visita de estudo à Biblioteca José Saramago de Beja.





Lição nº 125 e 126
30.4.2009
Sumário: Módulo 3 e 4: Trabalho de projecto, a Geo – referenciação das Ias de Évora.
Trabalho com o Google Earth.

I – Trabalho de Projecto
- “A Geo – referenciação das Ias da cidade de Évora”

II – Trabalho com o Google Earth
- Marcação das Ias do centro histórico
- Caracterização de cada Ias marcada no Google Earth

Lição nº 127, 128, 129 e 130
5.5.2009
Sumário: Módulo 3 e 4: Trabalho de projecto, a Geo – referenciação das Ias de Évora.
Trabalho com o Google Earth.

I – Trabalho de Projecto
- “A Geo – referenciação das Ias da cidade de Évora”

II – Trabalho com o Google Earth
- Marcação das Ias do centro histórico
- Caracterização de cada Ias marcada no Google Earth

Lição nº 131 e 132
7.5.2009
Sumário: Módulo 3 e 4: Trabalho de projecto, a Geo – referenciação das Ias de Évora.
Trabalho com o Google Earth.

I – Trabalho de Projecto
- “A Geo – referenciação das Ias da cidade de Évora”

II – Trabalho com o Google Earth
- Marcação das Ias do centro histórico
- Caracterização de cada Ias marcada no Google Earth

Lição nº 133, 134, 135 e 136
12.5.2009
Sumário: Módulo 3 e 4: Trabalho de projecto, a Geo – referenciação das Ias de Évora.
Trabalho com o Google Earth.

I – Trabalho de Projecto
- “A Geo – referenciação das Ias da cidade de Évora”

II – Trabalho com o Google Earth
- Marcação das Ias do centro histórico
- Caracterização de cada Ias marcada no Google Earth


Lição nº 137, 138 e 139
13.5.2009
Sumário: Módulo 3/4: Saída de campo na cidade para visitar as instituições do Centro Histórico.

Lição nº 140 e 141
14.5.2009
Sumário: Módulo 3 e 4: Trabalho de projecto, a Geo – referenciação das Ias de Évora.
Trabalho com o Google Earth.

I – Trabalho de Projecto
- “A Geo – referenciação das Ias da cidade de Évora”

II – Trabalho com o Google Earth
- Marcação das Ias do centro histórico
- Caracterização de cada Ias marcada no Google Earth

Lição nº142, 143, 144 e 145
19.5.2009
Sumário: Módulo 3 e 4: Trabalho de projecto, a Geo – referenciação das Ias de Évora.
Trabalho com o Google Earth.

I – Trabalho de Projecto
- “A Geo – referenciação das Ias da cidade de Évora”

II – Trabalho com o Google Earth
- Marcação das Ias do centro histórico
- Caracterização de cada Ias marcada no Google Earth

Liça nº 146, 147 e 148
20.5.2009
Sumário: Módulo 3/4: Saída de campo na cidade para visitar as instituições do Centro Histórico.


Lição nº 149 e 150
21.5.2009
Sumário: Módulo 3 e 4: Trabalho de projecto, a Geo – referenciação das Ias de Évora.
Trabalho com o Google Earth.

I – Trabalho de Projecto
- “A Geo – referenciação das Ias da cidade de Évora”

II – Trabalho com o Google Earth
- Marcação das Ias do centro histórico
- Caracterização de cada Ias marcada no Google Earth

Lições, Sumários e Objectivos das aulas do módulo 2



Lição nº 41, 42 e 43
11/11/2008
Sumário: Aula no exterior: visita ao Museu do Artesanato.

Lição nº 44 e 45
13/11/2008
Sumário: Módulo 1: Conferência de Apoio Social á Comunidade.

Lição nº 46, 47 e 48
18/11/2008
Sumário: Módulo 1: Apresentação á turma dos trabalhos de pesquisa – Armacord, Évora Antiga.
Entrega dos dossiers.
Entrega e apreciação dos testes de avaliação.

I - Apresentação dos trabalhos de pesquisa.
1) Armacord, Évora Antiga;
2) Debate;

II – Entrega dos dossiers dos alunos para a Avaliação.

III – Entrega e apreciação dos testes de avaliação.
1) Critérios de correcção;
2) Aspecto a melhorar;

Lição nº49 e 50
20/11/2008
Sumário: Apresentação dos trabalhos de pesquisa dos alunos.
Entrega dos Portefólios.
Actualização dos blogs dos alunos.

I – Apresentação á turma dos trabalhos de pesquisa.
1) Apresentação e discussão;
2) Avaliação pelo professor

II – Entrega dos portefolios.


Lição nº 51, 52 e 53
25/11/2008
Sumário: Módulo 1: entrega dos portefólios.
Actualização dos blogs dos alunos.
Finalização do módulo.


I – Apresentação e discussão dos trabalhos de pesquisa.
1) “A Evolução da Praça do Giraldo”;
2) Análise e debate;

II – Actualizar os blogs dos alunos.
1) Novidades;
2) Opinião pessoal sobre o módulo 1;
3) Portefólio - tema de trabalho;


III – Entrega dos Portefólios.



Próximo Módulo – A Família

“ Évora, Família e Comunidade” – Tema

I –
1) Construir uma árvore genealógica.
2) Curriculum breve de cada elemento da árvore:
- Datas relevantes
- Idade
- Profissão
- Nacionalidade
- Lugares de residência



Lição nº 54 e 55
27/11/2008
Sumário: Módulo 1: Organização e finalização dos trabalhos em atraso.
Esclarecimento.

I – Organização e finalização dos trabalhos em atraso.
1) Impressões;
2) Relatórios;
3) Actualização dos blogs

II – Esclarecimento.
1) Novo trabalho para o módulo 2.


Lição nº 56, 57 e 58
2/12/2008
Sumário: Módulo 2: avaliação e auto – avaliação.
Actualização dos blogs dos alunos.

I – Auto – avaliação.
1) Preenchimento da ficha;
2) Reflexão;

II – Actualização dos blogs dos alunos.
1) Preparar o blog e a divulgação.

III – Verificação dos cadernos dos alunos;


Lição nº 59 e 60
4/12/2008
Sumário: Módulo 2: Introdução ao tema “Família e Comunidade”.
Conversa com os alunos.
Definição de objectivos de trabalho.

I – Tema:
1) Como vai ser a avaliação do módulo 2 – “família e comunidade”
2) O que vamos fazer no trabalho de pesquisa?

II – Objectivos do trabalho de pesquisa.
1) Conversa com os alunos para combinar o trabalho.


Parâmetros de Avaliação:
- Caderno
- Blog (2º)
- Comportamento
- Portefólio (1º)
- Relatórios (visitas de estudo, filmes, etc.).
- Trabalho de pesquisa (3º)

Árvore Genealógica:
- Data de Nascimento e da sua morte;
- Sitio onde nasceu e onde viveu;
- Explicar num texto;



Lição nº 61, 62 e 63
9/12/2008
Sumário: Módulo 2: Família – conceitos e instrumentos de analise.
Modelação de árvore genealógica – inscrição no wiki tree.
Actualização dos blogs dos alunos.

I – Família: Pesquisa sobre conceitos e instrumentos de trabalho.
1) Família
2) Parentesco
3) Árvore Genealógica
4) Ascendentes e descendentes
5) Colaterais (parentesco)



II – Inscrição no wiki tree
1) fazer a nossa arvore genealógica;

III – Fazer uma tabela no word para descrever parentescos.

Nome
Dados

Nascimento/ falecimento
Filiação
Casamentos
Filhos
Naturalidade
Residência
Profissões

Outras informações

IV – Fazer a árvore genealógica – em folha A4.

V – Actualizar os blogs.

O que é a Wiki tree?
O Wiki tree é um projecto (iniciado dia 26 de Abril de 2005) que roda na plataforma Media Wiki que tem o objectivo de reunir perfis básicos pessoais de todos os indivíduos que já tiveram neste planeta e automaticamente construir uma árvore genealógica de toda a humanidade. Muitas pessoas fazem excelentes pesquisas genealógicas (ou contratam profissionais para tal) com a intenção de construir as suas árvores genealógicas.





Lição nº64 e 65
11/12/2008
Sumário: Módulo 2: fichas de inquérito á família. Tabela de parentesco. Actualização dos blogs dos alunos.

I - Continuação da aula anterior – Tabela de parentesco no Word:
1) Terminá-la
2) Postá-la no blog

3) Preencher a tabela com dados disponíveis

II – Fichas de inquérito para o trabalho de pesquisa:
1) Ficha 1: Para o próprio
2) Ficha 2: Para os pais
3) Ficha 3: Para os avós e bisavós



Lição nº 66 e 67
18/12/2008
Sumário: Módulo 2: Reflexão sobre o percurso dos alunos no primeiro período.
Reflexão.


Lição nº 68, 69 e 70
6/1/2009
Sumário: Módulo 2: Aula prática com exercícios sobre parentesco.
Tabela de parentesco e árvore genealógica.
Actualização dos blogs dos alunos.


I – Tabelas de Parentesco:
1) Completar para incluir no portefolio
- Nascimento – falecimento
- Filiação
- Casamento
- Filhos
- Naturalidade
- Residência
- Profissão


II – Árvore de parentesco
1) fazer em folha A4



III – Actualização dos blogs:
1) Novidades do ano e posts em atraso;
2) Criar uma coluna com os links dos blogs da turma.



Lição nº 71 e 72
8/1/2009
Sumário: Módulo 2: Comunidade eborense e árvore genealógica.


I – Continuação da aula anterior – árvore genealógica:
1) Em papel A4
2) Legenda

Lição nº 73, 74 e 75
13/1/2009
Sumário: Módulo 2: Árvore genealógica: família e comunidade.
Cronologia histórica e coluna cronológica.
Actualização dos blogs.


I – Continuação da aula anterior – árvore genealógica.
1) Passar a limpo em folha A4
2) Das titulo – incluir legenda dos símbolos

II – Criar um gráfico, de barras cronológico – cronologia da arvore genealógica.

Regra:
- 1 cm = 1 ano
- 10 cm = 10 anos
- Na árvore genealógica, cada objecto tem um código que ira aparecer no topo do gráfico.

III – Actualização dos blogs/ pesquisa
1) Novidades
2) Objectivos de trabalho desta aula


IV – Pesquisa no google:
1) Cronologias de datas importantes
2) Em Portugal
3) No mundo

Lição nº 76 e 77
15/1/2009
Sumário: Módulo 2: Historia e família no século XX.

I – Concluir a árvore genealógica

II – Cronologia histórica do século XX:
1) Fazer 2 cronologias: Mundo, Portugal/ Évora
2) Fazer lista dos momentos mais importantes (por ordem cronológica)
3) Como agregar as duas colunas cronológicas á tabela histórica da Família.


Lição nº 78, 79 e 80
20/1/2009
Sumário: Módulo 2: Árvore Genealógica. Cronograma genealógico.

I – Desenho da árvore genealógica:
1) Esboço
2) Desenho definitivo

II – Tabela de Acontecimentos Históricos:


Mundo
Portugal
Évora






Lição nº 81 e 82
22/1/2009
Sumário: Módulo 2: Historia e família no Portugal contemporâneo.

I – Cronologia Genealógica
1) Concluir o gráfico temporal com os elementos da árvore genealógica.

II – Pesquisa Histórica:
1) Datas relevantes em Évora, Portugal e Mundo.
- Inventariação de datas históricas
- Portugal
- Évora
- Mundo

v Datas:
- Queda do Muro de Berlim
- Évora nomeada Património Mundial
- Começa a guerra do ultramar
- Fim da guerra do ultramar
- Fim da Anarquia
- I Republica
- II Republica
- III Republica
- 25 de Abril
- Expo 98
- Declínio do centro Histórico de Évora
- 1ª Emissão da RTP
- 1ª Telenovela emitida
- Inicio do êxodo mural (emigração)
- Portugal na CEE (U.E.)





Lição nº 83, 84 e 85
27/1/2009
Sumário: Módulo 2: Árvore genealógica e família. Cronograma genealógico e datas históricas significativas. Cronograma genealógico.

I – Árvore genealógica:
1) Conclusão do trabalho em curso

II – Cronograma genealógico:
1) Desenvolvimento do gráfico
2) Esboço final

III – Datas históricas:
1) Mundo, Portugal e Évora


Lição nº 86 e 87
29/1/2009
Sumário: Módulo 2: Trabalho de projecto – árvore genealógica.
Trabalho de projecto.

I – Conclusão dos gráficos
1) Árvore genealógica
2) Cronograma genealógico

II – Datas históricas a pesquisar
1) No mundo
2) Em Portugal
3) Em Évora


Lição nº 88, 89 e 90
2/2/2009
Sumário: Módulo 2: Trabalho de projecto – árvore genealógica.
Trabalho de projecto – cronograma histórico.
Pesquisa histórica.




I – Continuação da aula anterior
1) Árvore genealógica
2) Gráfico – Cronograma genealógico

II – Actualização dos cadernos
1) Organização dos apontamentos


Lição nº 91 e 92
5/2/2009
Sumário: Módulo 2: Historia, Família e Comunidade.
Pesquisa de datas significativas.

I – Pesquisa de datas históricas:
1) Em Évora;
2) Em Portugal;
3) No Mundo;

Lição nº 93, 94 e 95
10/2/2009
Sumário: Módulo 2: Trabalho de pesquisa – árvore genealógica.

I - Continuação da aula anterior
1) Trabalho de projecto:
- Desenho da árvore genealógica.


Lição nº 96, 97 e 98
12/02/2009
Sumário: Módulo 2: Módulo 2: Trabalho de pesquisa – árvore genealógica.
Pesquisa histórica.
I – Datas:
- Acontecimentos de nível Mundial
1) Para pesquisar hoje:




- Queda do Muro de Berlim: 1989
- Ida do Homem á lua: 1969
- Fim da II Guerra Mundial: 1945
- Inicio da primeira Guerra Mundial: 1939
- Fim da Guerra Civil de Espanha: 1989
- Inicio da Guerra Civil de Espanha: 1936
- Atentados de Nova Iorque: 2001
- Primeira Guerra do Golfo: 1910
- Segunda Guerra do Golfo: 2003
- Fim do Apartheid na África do Sul: 1990
- Crash da Bolsa de Nova Iorque: 1929
- Inicio da I Guerra Mundial: 1914
- Fim da I Guerra Mundial: 1918


Lição nº 100 e 101
19.2.2009
Sumário: Módulo 2: Preparação do Portfólio – Família e Comunidade.

Lição nº 102 e 103
16.2.2009
Sumário: Módulo 2: Visionamento do documentário “Portugal, retrato social”.
Recensão crítica.

Lição nº 104, 105 e 106
3.3.2009
Sumário: Módulo 2: Organização do Portfólio.
Arranjos finais de gráficos.
Preparação dos próximos trabalhos.

I – Organização do Portefólio

II – Arranjos finais dos gráficos
III – Organização dos próximos módulos (3 e 4)
- Mapear e Caracterizar as instituições de acção social de Évora
- Grupos de trabalho

Lição nº 107 e 108
5.3.2009
Sumário: Módulo 2: Entrega dos Portfolios dos alunos.
Paginação e edição dos trabalhos de Portfólio.
Conclusão do presente módulo.

I – Preparação dos Dossiers
- Impressões finais
- Edição e paginação do dossier

II – Entrega dos dossiers ao Professor

III – Fim do Módulo 2

Lições, Sumários e Objectivos das aulas do módulo 1


Lição nº 1, 2 e 3
16.09.2008
Sumário: Módulo 1: apresentação.
Programação e avaliação na disciplina.
Avaliação diagnóstica.


I – Apresentação
Luís Palma de Jesus
geografismos.blogspot.com
geografismos@gmail.com

II – Programação e avaliação
Ø Instrumentos de avaliação
Portefólio
Relatórios
Blog
Mini-testes

Caderno

Assiduidade
Participação

III – Avaliação diagnostica



Lição nº4 e 5
18.09.2008
Sumário: Módulo 1: Preparação dos materiais de trabalho e avaliação.
Exploração de websites para trabalho na disciplina.



I – Exploração de ferramentas on-line para AEC
1) Geografismos: - Blog
- Youtube
- geografismos-com



Lição nº 6, 7 e 8
23.09.2008
Sumário: Módulo 1: “A comunidade: partilha e pertença”.
Organização do módulo e critérios de avaliação.
Contacto com ferramentas on-line.
Organização dos materiais de trabalho.


I – Organização e avaliação do Módulo
1) Temas de trabalho
2) Instrumentos de avaliação e pesos
3) Datas de avaliação

II – Objectivos de trabalhos para o Módulo
1) Duração
2) O que fazer?
3) Organização dos materiais de trabalho

III – Ferramentas on-line para a disciplina
1) Criar Blog na Blogspot


3 Tipos de relatórios: Saída de Campo
De estudo
De recensão crítica


Temas de trabalho: Évora Antiga

Blog: - Imagens
- Filmes
- Textos
- Apontamentos de estudo

Datas: 28 Outubro, mini – teste
4 Novembro, entrega dos portefólios

Objectivo: Conhecer Évora Antiga




Lição nº 9 e 10
25.09.2008
Sumário: Módulo 1: “A comunidade”; partilha e pertença.
Évora e histórias de vida.
Ferramentas on-line: Criação de páginas individuais.


I – Blogspot, Blogs
Páginas individuais dos alunos; cada aluno irá criar o seu Blog, na Blogspot
(informar o professor, título e URL)
1º Post: Apresentação do aluno
2º Post: Objectivos do Blog


Lição nº 11, 12 e 13
30.09.2008
Sumário: Módulo 1: Saída de campo: ida a Biblioteca pública de Évora.
Realização do cartão de leitor.

Lição nº 14 e 15
2.10.2008
Sumário: Módulo 1: Relatório de saída de campo.
Actualização do Blog.
Trabalho de pesquisa e guião de entrevista.


I – Relatório de saída de campo
1) Ida à biblioteca

II – Blog
1) Actualização

III – Trabalho de pesquisa
1) Quem entrevistar?
2) O que perguntar?
3) Como registar as perguntas?


Lição nº 16, 17 e 18
7.10.2008
Sumário: Módulo 1: Projecto de pesquisa: Armarcod Évora antiga.
Preparação das entrevistas.
Actualização dos Blogs.


I – Preparação das entrevistas
- Guião do trabalho a fazer
1) Objectivos
2) Fases do trabalho
3) Entrevistas (o que perguntar)

II – Actualizar os Blogs
1 Post: O trabalho que vamos fazer


Escolha do tema
Selecção das fontes
Calendarização do trabalho
Pesquisa
Recurso às tecnologias de informação e comunicação como fontes
Tratamento das fontes:
Fichas de leitura
Comentários das fontes
Tratamento e organização da informação
Redacção do trabalho final
Apresentação à turma


Lição nº 19 e 20
9.10.2008
Sumário: Módulo 1: Comunidade e Etnografia: entrevistas e entrevistados - técnicas elementares.

I – A recolha Etnográfica
1) O que é a Etnografia
2) O trabalho de campo da Etnografia
3) A recolha de informação na Etnografia
(a observação directa e as entrevistas)

II – O estudo de uma comunidade
1) Os padrões de cultura
2) O património material da comunidade
3) A memoria e a tradição


Lição nº 21, 22 e 23
14.10.2008
Sumário: Módulo 1: Organização dos trabalhos de projecto em curso.
Memória e recolha de informações.
Os guiões de entrevista.
I – Apresentação do trabalho em curso
1) Os materiais recolhidos
2) Os objectivos do trabalho
3) As próximas fases do trabalho

II – O trabalho de campo em etnografia
1) A observação directa
2) A observação participante
3) As entrevistas

III – Continuação da aula anterior: Recolha de imagens: Évora antiga



II. O etnógrafo tem como missão recolher informação na comunidade que estuda. Não influenciar com opiniões ou acções a comunidade que esta a estudar. O seu método de trabalho baseia-se na observação participante, observação directa e se possível entrevistas.


Características da observação participante

Sempre que possível deve-se partilhar as actividades e viver tal e qual como o nosso informante. Implica recolher informação através do testemunho observado. Obriga a esclarecer as condições da recolha a observação. Deve ser feito sempre um guião das questões a tratar com o nosso informante. As questões da lista devem ser abertas e não influenciar quem nos responde.

Lição nº 24 e 25
16.10.2008
Sumário: Módulo 1: Évora antiga: pesquisa e recolha de imagens.
Selecção e organização das imagens.

I – Recolha de JPEG’S para o projecto “Évora Antiga”
1) Guardar imagens

II – Seleccionar e organizar os JPEG’S
1) Seleccionar as imagens em função do tema de trabalho

III – Actualizar Blogs
1) Com as novidades da professora de expressão plástica
2) Publicar os JPEG’S seleccionados



Lição nº 26, 27 e 28
21.10.2008
Sumário: Módulo 1: Organização e edição das entrevistas e informação recolhida.
Trabalho de pesquisa.
Actualização dos Blogs.

I – Organização da informação e entrevistas feitas
1) Seleccionar e organizar
2) Passar a limpo ou completar qualquer folha

II – Passar para o PC
1) Em Word ou power point

III – Actualizar o Blog
1) Com novidades da semana
2) Com os textos das entrevistas


Lição nº 29 e 30
23.10.2008
Sumário: Módulo 1: Entrevistas – Tratamento da informação recolhida para o projecto Évora antiga.
Actualização dos Blogs.

I – Continuação da aula anterior
- Tratamento da informação recolhida
1) Passar a limpo no Word ou power point
2) Organizar e seleccionar a informação mais interessante

II – Actualizar Blogs dos alunos
1) Copiar do Word os textos seleccionados e postar
2) Misturar com fotos de Évora antiga adequadas



Lição nº 31, 32 e 33
28.10.2008
Sumário: Módulo 1: Teste de consulta.
Finalização dos trabalhos de pesquisa.


I – Teste com consulta
Módulo 1

II – Finalização dos trabalhos de pesquisa dos alunos
Nota: entrega ao professor em 4.11.2008

III – Actualizar Blogs dos alunos


Lição nº 34 e 35
30.10.2008
Sumário: Módulo 1: Organização das apresentações dos trabalhos dos alunos e seus portefólios.
Finalização do trabalho de projecto “AMACORD - Évora antiga”.

I – Organização das apresentações
- Listagem dos alunos

II – Organização do Portefólio
- Sequencia dos materiais
- Exemplos do ano anterior

III – Questões e revisões


Lição nº 36, 37 e 38
4.11.2008
Sumário: Módulo 1: Apresentação do trabalho de pesquisa, AMACORD – Évora antiga.
Resumos dos trabalhos dos alunos.


Lição nº 39 e 40
6.11.208
Sumário: Módulo 1: Apresentação do trabalho de pesquisa, AMACORD – Évora antiga.
Resumos dos trabalhos dos alunos.


Lição nº 41, 42 e 43
11.11.2008
Sumário: Módulo 1: Saída de campo: Visita ao Museu Etnográfico de Évora.
Artefactos e cultura material.

Lição nº 44 e 45
13.11.2008
Sumário: Módulo 1: Conferência, Apoio Social e Comunidade.


Lição nº 46, 47 e 48
18.11.2008
Sumário: Módulo 1: Apresentação dos trabalhos de pesquisa, AMACORD – Évora antiga.
Entrega dos dossiers temáticos dos alunos.
Entrega e apreciação dos testes de avaliação.